Job ID 2640

CSV Expert (Creating Shared Value)

Informazioni generali

Nazione
Portugal
Regione
Santarém
Città
Abrantes
Team
Innovation and Sustainability
Anzianità
Expert
Tipo di Lavoro
Tempo indeterminato
Tipo di assunzione
Tempo pieno
Modalità di lavoro
Ibrido
Data pubblicazione
07-Feb-2023
Data di Scadenza
31-Mar-2023

Descrizione e Requisiti

Procuramos um licenciado em Engenharia com experiência em gestão de projectos e conhecimento do sector das energias renováveis para trabalhar na Enel Green Power, em Abrantes (Portugal).

 

O que se faz na Linha de Negócios e na unidade?

Dentro da DG Sustentabilidade, um dos principais objectivos da área da REN&THX Iberia Sustainability and Circular Economy Initiatives é a integração da sustentabilidade na gestão do negócio da Geração através da implementação de planos CSV em torno dos activos e projectos do negócio, que visam gerar valor no ambiente das comunidades em que estamos presentes sob uma abordagem de valor partilhado. Isto é realizado através de uma metodologia exaustiva de análise e contraste, definida a nível de todo o Grupo Enel, com o objectivo final de conceber planos de acção CSV, acompanhando o activo/projecto, que integrará projectos e iniciativas específicas de Sustentabilidade com objectivos, duração, orçamento, parceiros, impactos e retornos definidos. Também dentro da função da área está a identificação e liderança de projectos e iniciativas de Economia Circular no perímetro de Generación Iberia.


O que é que vai fazer?

Implementação da metodologia CSV (Criação de Valor Partilhado), como ferramenta para integrar a sustentabilidade no negócio da Geração (térmica e renovável). O trabalho é realizado a nível de activo e/ou de projecto empresarial. A implementação da CSV requer um conhecimento exaustivo do ambiente local em que o bem/projecto se encontra: indicadores socioeconómicos, partes interessadas, questões materiais, percepções/concertezas do ambiente relativamente à actividade do bem/projecto, etc. Implica trabalhar em conjunto com os responsáveis pelo bem/projecto específico, e também um diálogo directo com os principais Intervenientes Externos do ambiente em que está localizado, a fim de conceber um plano de acção CSV cujo objectivo final é melhorar a relação com esse ambiente sob uma abordagem de valor partilhado e, assim, favorecer as operações do bem ou a implementação do projecto. Os planos CSV acompanharão o bem durante toda a sua vida útil, e devem ser actualizados de forma contínua. Podem incluir iniciativas e projectos de Economia Circular. Esta vaga incluirá ainda tarefas de gestão de equipas. 

Isto implica, para cada activo/projecto para o qual é aberto um processo de CSV:

- Implementação das diferentes ferramentas que compõem a metodologia de análise socio-económica do ambiente local do projecto/activo, identificação dos principais intervenientes (câmaras municipais, associações de bairro, ambiental, social, partidos políticos, plataformas...), definição das questões materiais ou de maior interesse para o ambiente, sensibilidades/requisitos dos agentes locais relativamente ao projecto, identificação dos riscos presentes e futuros no ambiente (relativamente ao projecto/activo em funcionamento), identificação das necessidades do negócio relativamente ao activo/projecto.

- Definir, como objectivo final, um plano de acção CSV que inclua um conjunto de iniciativas como instrumento para gerir o risco social do projecto. Estas iniciativas podem ser de natureza muito diferente, dependendo da sensibilidade do ambiente (formação, incorporação do sector primário, comunidades energéticas, tarifa especial, emprego local, crowdfunding, ambiental, biodiversidade, social, modificações do layout do projecto, etc...).

- Recolher informações de promotores e fornecedores locais úteis para o desenvolvimento de projectos de sustentabilidade que possam fazer parte do plano CSV.

- Conduzir um diálogo contínuo com os intervenientes locais para compreender as suas necessidades e como o projecto afecta a sua vida quotidiana.

- Actuar como uma ligação de interligação entre o cliente Interno (BD/E&C/O&M) e o cliente Externo (partes interessadas locais) para a implementação das iniciativas decorrentes da aplicação do processo CSV.

- Coordenar a equipa multidisciplinar interna criada para a implementação das medidas CSV no território onde o projecto está localizado, bem como as reuniões externas com as partes interessadas relevantes no ambiente local para o contraste do plano de acção.

- Gerir os projectos e acções que farão parte do plano CSV (justificação, âmbito, possíveis parceiros, orçamento, TIR, planeamento temporal, etc.) com o apoio do seu gestor interno e colaboração com parceiros externos (instituições, empresas locais, ONG, fundações, etc.). Em algumas iniciativas do plano CSV, haverá também uma responsabilidade directa pela implementação. Promover a optimização do plano CSV, de modo a maximizar a competitividade do modelo empresarial e o valor acrescentado local, favorecendo o intercâmbio de conhecimentos e melhores práticas;

- Monitorizar a realização dos marcos de cada projecto, bem como medir, apoiar a elaboração de relatórios à gestão da equipa e destacar o seu desempenho (principalmente na comunicação interna e externa). Monitorização e conformidade com os diferentes indicadores de gestão para o controlo de projectos (KPIs).

- Actualização de planos CSV.

- É necessário viajar para os diferentes ambientes de bens/projectos onde um processo CSV é iniciado ou foi aberto.


Que competências e experiência serão consideradas?

Formação e Conhecimento

Será um requisito essencial para a ocupação do cargo que tenha a seguinte formação e/ou conhecimentos:

- Perfil técnico/quantitativo, de preferência um engenheiro nas áreas de Engenharia Industrial, Civil, Eléctrica ou Civil, ou licenciaturas como Economia, Negócios, Ciências Ambientais, etc... com experiência em desenvolvimento empresarial, consultoria ou estratégia;

- MS Office (Word, Excel, PowerPoint).

- Nível avançado de inglês e/ou espanhol.

- Capacidade de se relacionar com outras áreas de negócio e interlocutores externos.

- Conhecimento do sector e do negócio.

- Conhecimento de modelos de análise económica e ferramentas de planeamento de projectos.


Experiência de trabalho

São necessárias experiência e competências de gestão de equipas, bem como experiência em trabalho de projecto e gestão de tempo. 


Outras informações

Capacidade de comunicação oral e escrita. Capacidade de falar em público.

Abordagem pró-activa e pensamento criativo

Competências de gestão do tempo

Comunicação eficaz (verbal, escrita e apresentação).

Competências interpessoais com a capacidade de construir relações e trabalhar com diferentes contrapartes.


Processo de selecção: entrevista baseada na competência.